sábado, 1 de junho de 2013

Fábula

Fábula

A palavra fábula provém do termo latim fabŭla. Tal como explicado no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, trata-se de uma breve narrativa fictícia, podendo ser apresentada em prosa ou em verso, cuja intenção é didáctica frequentemente manifestada com uma moral final (moral da história). Na fábula, podem intervir pessoas, animais e outros seres animados ou inanimados.
                                                                                                                  fonte:conceito.de/fabula 

Exemplo:

O macaco e  a tartaruga

    Em um dia de sol havia vários amigos juntos. Macacos, lebres, cobras, tartarugas, pássaros e os outros amigos. Até que a cobra achando que o encontro estava muito sem graça falou:
- Vamos fazer  uma corrida ? 
    E todos toparão aí começou, a corrida era disputada de dois em dois e alguns não participaram apenas ficaram observando. Até que chegou a última disputa que seria feita entre o macaco e a tartaruga. A cobra como havia dado a idéia , estava dando a largada dos animais os dois se preparam e foram. Como é óbvio o macaco saiu na frente e a tartaruga ficou para trás.
   O macaco vendo vendo vários pés de banana pelo caminho ficou louco desnorteado e falou pra si mesmo:
   - Eu sou bem mais rápido que a tartaruga então irei fazer uma parada e comer as bananas e depois volto para a corrida,irei ganhar mesmo pois sou muito mais ágil que ele .
  Após comer várias e várias bananas o macaco estava que não se aguentava e resolveu tirar um cochilo. Já havia se passado 5 horas até que o macaco acordou e foi até a linha de chegada quando chegou estavam todos comemorando com muita comida e bebida ,como já havia encerrado as corridas e a última disputa por incrível que pareça a tartaruga havia ganhado.O macaco de cabeça baixa se juntou aos amigos e muito triste ficou lá comemorando a vitória do amigo tartaruga .

        Moral : Nunca tente tirar vantagem de pessoas principalmente os amigos talvez eles aparentem ser mais fracos que você , mas é aí que você se surpreende !

Nenhum comentário:

Postar um comentário